Guarda Municipal transexual do Rio conduzirá a tocha Olímpica

Por Felipe Sousa
Publicado pelo portal Pheeno, em 29 de julho de 2016

http://pheeno.com.br/wp-content/uploads/2016/07/3927008_x720.jpgOlha que maravilhoso! Jordhan Lessa, primeiro guarda municipal trans do Rio de Janeiro, conduzirá a tocha olímpica na próxima semana, quando o símbolo da Olimpíada Rio 2016 aportar na cidade. Essa será a segunda vez que uma pessoa trans vai conduzir a tocha no Brasil!

Para o EGO, o guarda municipal de 49 anos afirma que o convite para conduzir a tocha o surpreendeu, ao mesmo tempo em que ele acredita ser um reconhecimento por sua história de vida, que não foi nada fácil. Desde criança a então menina apresentava traços de menino e para que não fosse confundido, a mãe tratou logo de mandá-lo para a escola com a orelha furada.

“Minha mãe achava que com brinco iriam saber que eu era menina. Mas um menino me perguntou logo de cara: ‘Se você é menino, por que sua mãe colocou um brinco em você?’”, lembra Jordhan, em entrevista ao EGO. Casado há sete anos com a artesã e cantora Bombom Lessa, ele lembra demorou muito para aceitar que não era apenas um homossexual mas, sim um trans.

“Só me convenci disso depois de ouvir a palestra de João Neri, o primeiro trans operado brasileiro de 63 anos. Li seu livro em uma noite e foi ali que me reconheci”. Há um ano, Jordhan deu início a um tratamento hormonal para ganhar um aspecto mais masculinizado. Na mesma época realizou a mamoplastia para retirar os seios. Firme na sua decisão, o guarda trans acredita que tem ajudado muitos colegas. “Quero ser apenas eu: adequar meu exterior com o meu interior. O machismo aqui é grande”.

•••

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÁGINA DO CLIPPING LGBT NO FACEBOOK.

One thought on “Guarda Municipal transexual do Rio conduzirá a tocha Olímpica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *