Oficializado o casamento de lésbicas em Livramento

Com informações do repórter Lucas Rivas, da Rádio Guaíba
Publicado pelo jornal Correio do Povo, em 13 de setembro de 2014

casamento-santana-do-livramentoA tarde deste sábado, 13 de setembro ficará marcada na história do Rio Grande do Sul. Foi oficializado o casamento do casal Solange Ramires e Sabriny Benitez no fórum da cidade de Livramento. As duas mulheres foram o pivô da polêmica sobre casamento gay no CTG Sentinelas do Planalto, que pegou fogo na última quinta-feira, após uma série de ameaças.

Solange e Sabriny foram recebidas de pé na cerimônia em Santana do Livramento. As jovens foram muito aplaudidas quando entraram no fórum. Emocionadas, elas receberam os parabéns dos convidados.

Por volta das 16h30min, a juíza Carine Labres deu início a cerimônia do casamento coletivo que uniu 29 casais. A magistrada parafraseou o cantor Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é a realidade”, disse.

O Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino, lamentou os incidentes ocorridos. “Um camarão não pode causar problemas”, disse.

Antes, a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, que veio especialmente para a cerimônia, descontraiu o ambiente começando a sua fala dizendo que casar hoje em dia já é um desafio. Em seguida, fez questão de ressaltar a importância do ato celebrado – união de duas mulheres. “O que ocorreu aqui servirá para um debate nacional”. Ideli conclui que o RS e o Brasil estão orgulhosos das meninas que casaram em Livramento.

Um grande aparato policial foi montado e apenas os noivos e familiares têm acesso à rua Barão do Triunfo, onde fica o fórum, que foi especialmente decorado para o casamento coletivo. As cadeiras e o altar onde será presidida a cerimônia ganharam as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Uma bandeira que representa o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) foi estendida na mesa onde os noivos trocarão alianças.

Saiba mais
• De prenda, juíza chega a fórum para casamento coletivo
• “Problema ocorre em todo Brasil”, diz ministra sobre homofobia
• Noiva chega de charrete para casamento coletivo
• Fórum de Livramento ganha decoração para casamento coletivo

•••

O CLIPPING LGBT TAMBÉM ESTÁ NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI, CONFIRA E CURTA NOSSA PÁGINA.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *