23 de julho de 2024

Publicado pelo portal Inteligência Brasil Imprensa e Fundação Casa de Jorge Amado, em 03/07/2023, com informações da equipe Van Amorim.

A escritora Van Amorim marcou presença na Flipelô deste ano e compareceu à Vila Literária, em 13 de agosto. A autora portuguesa nascida e criada em Salvador lançou “O Eclipse”, romance policial com cenas cinematográficas na rua Gregório de Matos Guerra e outros principais pontos turísticos da capital baiana.

Van Amorim é uma escritora luso-brasileira natural de Salvador, Bahia, licenciada em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas na Universidade Salvador. Possui um contrato internacional com a Chiado Books, editora de origem portuguesa, sediada na cidade de Lisboa. Com 30 anos, dois livros publicados e meio milhão de leituras, Van ficou em primeiro lugar na Amazon dos Estados Unidos e se tornou um dos nomes da literatura lusófona. Uma mulher trans, preta e periférica que bombou no Wattpad.

Escrevendo romances policiais após ser sequestrada, torturada e violentada aos 15 anos. Van foi criada no bairro de Águas Claras, onde venceu um campeonato de poemas aos 10 anos, na Escola Dra. Maria do Carmo Vilaça. Seu primeiro lançamento aconteceu na Livraria Leitura do Salvador Shopping, em 27 de novembro de 2022, e desde então vem conquistando os principais eventos literários do Estado.

No dia 4 de maio, a escritora foi convidada para lançar a sua obra na 4ª edição da FLIPF (Festa Literária Internacional da Praia do Forte), no espaço multiverso, e também esteve no último dia 13, na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que aconteceu de 9 a 13 deste mês, considerada um dos principais acontecimentos do calendário baiano.

“O Eclipse”, romance com 50 capítulos e 570 páginas, conta a vida de Luna, uma jovem romântica e sonhadora que sai da pequena cidade de Varzedo-BA para a capital, com o sonho de se tornar modelo internacional. Luna se apaixona por Apolo Jacquin, um misterioso “médico” suíço, enfrentando crise no casamento. Ela passa a viver perigosamente um triângulo amoroso e se depara com a maior dor de sua vida, o assassinato do ambientalista José Colosso, seu pai, que foi executado e encontrado morto ao lado do corpo do seu ex-namorado, na Ilha de Itaparica, em circunstâncias misteriosas. O crime choca a população local e desperta o interesse da polícia para as buscas e investigações, tendo Cora Mitchell, perita criminal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia e sua rival, à frente do caso. Uma mulher fatal, capaz de tudo para conseguir o que quer, usando sua beleza como maior aliada.

Texto de autoria da assessoria da escritora Van Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *