21 de abril de 2024

Depois de ter escrito “O Eclipse” – uma série policial que se passa em Salvador – na maior plataforma online de autores e leitores do mundo, a escritora luso-brasileira Van Amorim vem se revelando um fenômeno com apenas nove meses de carreira. A escritora, professora, colunista e roteirista foi surpreendida nesta semana, com sua nomeação ao Prêmio Vocal Writing Awards, em Nova York, voltado para grandes talentos e excelências na escrita.

A Vocal é uma plataforma que fornece ferramentas para contar histórias e para comunidades engajadas, permitindo que criadores sejam descobertos e financiem suas obras. Os valores dos prêmios em dólares são $ 11.500 para o primeiro colocado, $ 5.750 para o segundo e $ 2.875 para o terceiro. Desde 2021, a Vocal já pagou mais de US$ 2 milhões aos criadores por meio da escrita de Desafios. Quanto mais o prêmio for divulgado, mais dólares os autores ganham ao final.

O perfil da autora no Wattpad conta com mais de 350 mil leituras da obra “O Código da Sabedoria”, seu primeiro livro, seguido de 100 mil de “O Eclipse”. Van Amorim ficou em 1° lugar na Amazon dos Estados Unidos e lançou seu mais recente trabalho em 27 de novembro de 2022, na Livraria Leitura do Salvador Shopping, na Capital baiana.

Em março de 2023, foi convidada para a Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF), por Anderson Shon, curador do espaço Multiverso. No dia 13 de agosto deste ano, a escritora foi uma das grandes atrações do espaço Vila Literária na Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho), com a curadoria de Deko Lipe.

O bate-papo contou com a mediação de Joanna Guerra, influenciadora literária da LDM, licenciada em Letras Vernáculas e Literatura Brasileira, pela UFBA. Na Flipelô, Van Amorim recebeu integrantes de “O Capítulo Que Falta”, Clube do Livro do ICEIA, seus alunos, professores, leitores e amigos artistas novos e de longas datas.

Ainda no mês de agosto, Van Amorim foi confirmada para participar da FLICA (Festa Literária Internacional de Cachoeira), da Feira do Livro de Lisboa e da 35° Bienal do Livro de São Paulo, como uma das apostas da editora portuguesa Chiado para o sucesso absoluto. A baiana é um verdadeiro fenômeno literário e suas histórias mostram uma Salvador nunca vista.

Seus leitores clamam pela adaptação da obra para a plataforma de streaming e sonham em ver os principais pontos turísticos da capital embalados no romance de Apolo e Luna, seja com a Lana Del Rey ou com a música tema do casal, Cheiro de Amor, de Maria Bethânia ao fundo, na telinha do Globoplay, Netflix, HBO ou Prime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *