14 de julho de 2024

Salvador em Munique: Ton Shübber leva a exposição fotográfica “DRAG-SE: Prevenção Combinada ao HIV” para a Conferência Internacional da Aids 2024

O ativista e fotógrafo baiano Ton Shübber está pronto para levar seu “artivismo” para o palco mundial. Selecionado para representar o Brasil na 25ª Conferência Internacional da Aids, que acontece entre os dias 22 e 26 de julho, em Munique, na Alemanha, Ton apresentará sua poderosa exposição fotográfica “DRAG-SE: Combinated HIV Prevention”, que é um honesto convite à reflexão sobre a luta dos movimentos sociais em resposta ao HIV/Aids nos últimos 40 anos e o papel fundamental da comunidade LGBTQIAPN+ através sua diversidade e expressão artística.

Mais do que fotografias, uma história de vida e superação – Aos 37 anos, Ton Shübber carrega consigo uma história de vida marcada pela superação do estigma que atinge Pessoas que Vivem com HIV (PVHIV). Diagnosticado em 2017, ele encontrou no “artivismo” (ativismo + arte) a principal ferramenta para transformar sua experiência em algo positivo e inspirador. E foi através da fotografia que o “artivista” se aproximou das artistas transformistas da cena soteropolitana, o que possibilitou a articulação do ColetHIVo Drag X – Drag Queens em Defesa do SUS. Este agrupamento de artistas da cultura drag queen funciona como uma verdadeira tecnologia pedagógica, para disseminar conhecimento e combater o preconceito através da arte.

Arte com impacto social – A exposição fotográfica “DRAG-SE: Combinated HIV Prevention”, intitulada especialmente para o evento internacional, vai além da beleza estética característica da cultura brasileira. As fotografias conceituais são protagonizadas pelas artistas do ColetHIVo Drag X, estrelando Ferah Sunshine, Towanda Verde Frita e Verenna Drag, que produziram roupas e maquiagens inspiradas na Mandala da Prevenção Combinada, incorporando insumos de diferentes métodos preventivos como preservativos, pílulas e seringas em suas “montações”. Mais do que celebrar a diversidade, a exposição serve como tecnologia educativa, tornando a Prevenção Combinada do SUS acessível e visualmente atrativa.

A Conferência Internacional de Aids: um marco na luta dos movimentos sociais – A 25ª Conferência Internacional de Aids reúne milhares de pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas convivendo com HIV/Aids, profissionais da saúde e cientistas de todo o mundo, para debater os avanços, desafios e as perspectivas para o futuro da luta contra a Aids. O evento proporcionará uma plataforma poderosa para alinhar estrategicamente em torno de uma resposta unificada e equitativa à epidemia. Sinalizará ao mundo que a resposta ao HIV e a Aids estão unidas por uma abordagem baseada em evidências que coloca as “pessoas em primeiro lugar”, temática desta edição.

“A minha participação nesse evento de relevância global representa um importante passo na visibilidade da diversidade e na expressão artística da comunidade LGBTQIAPN+ brasileira, que celebra a arte drag. A exposição serviu para evidenciar a arte como uma tecnologia de transformação social, ao tornar a Prevenção Combinada acessível e visualmente atrativa. “DRAG-SE” tem o potencial de informar o público sobre a importância da prevenção combinada ao HIV e além de outras IST’s e inspirar toda a sociedade para combater à Aids, enfrentando o estigma, o preconceito e a discriminação”, declara Ton.

O projeto “DRAG-SE: Combinated HIV Prevention” anuncia que recebeu um apoio significativo de renomadas instituições, cujo compromisso e colaboração foram essenciais para a produção e realização desta iniciativa. São elas: Coalizão Baiana dos Movimentos Sociais em HIV/Aids, RNP+ Bahia, GAPA/BA, Motirô BA, HTLVida, Fervo 2k20, Atração Bahia, Site Dois Terços, Dezembro Vermelho Salvador, Umbrella Consultoria, Queen Lounge – MG, SN Comunicação – Marketing Experiencial-MG e Patos Notícias – MG.

Clipping LGBT+ no Instagram
Clipping LGBT+ no Threads
Clipping LGBT+ no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *