13 de abril de 2024

Artistas de diversos segmentos culturais de Salvador estarão reunidos na próxima quarta-feira, 31, para realizar ato público em defesa da democracia. O evento terá início às 16h, em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, com concentração prévia, e consistirá na leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”.

A carta, idealizada e elaborada pela Faculdade de Direito da USP, está disponível no site www.estadodedireitosempre.com, onde recebeu mais de um milhão de assinaturas. Sua leitura vem sendo realizadas em outras cidades no País e já ganhou versão em vídeo, com a participação de artistas de renome nacional, disponível no YouTube.

O propósito da construção e difusão da carta em defesa da democracia está muito bem fundamentado pela nossa história recente. A cultura, as artes, a pesquisa e a ciência vêm sendo ostensivamente desprezadas no Brasil. O que assistimos nos últimos seis anos foi um apedrejamento de artistas, a retirada de todo e qualquer recurso para a cultura e o estrangulamento da inteligência em nosso País.

Mas artistas, como sempre, mantiveram-se firmes no anseio de promoção da cultura no País. Em seu dever de construção de uma sociedade sem preconceitos, sem censura e opressão, prosseguem na vanguarda da denúncia do obscurantismo fascista que se quer impor à nossa sociedade.

Em um momento crucial, conquistaram a ajuda emergencial por meio da Lei Aldir Blanc, que, mesmo modestamente, ajudou a manter as artes durante os dias difíceis da pandemia. Agora, artistas baianos e demais agentes da cultura no País se fazem presentes na luta pela democracia e por melhores dias para o povo. Irmanados e inspirados na “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, clamam por um Brasil melhor e por democracia sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *