21 de maio de 2024
Reunião com Van Amorim, Maribel Costa Silva, Tânia Toko e Roberval Almeida

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e o Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves promoverão a primeira edição do Setembro Colorido, nos próximos dias 20, 21 e 22, das 8h às 21h, na sede da unidade de ensino localizada na Rua Emídio dos Santos, 300, no bairro do Barbalho, em Salvador. O evento acontece em paralelo à Feira de Ciências do CEEP Isaias Alves e tem por finalidade discutir a prevenção ao suicídio, cuja campanha é caracterizada pela cor amarela, entre outras formas de preservação e celebração da vida. Confira a programação abaixo.

Com esse objetivo, o Setembro Colorido pautará ações voltadas para as campanhas de conscientização, prevenção, diagnóstico, respeito, inclusão social e acessibilidade. O projeto chega em sua primeira edição com o slogam “Nenhuma ideia vale uma vida”, extraída da música “Enquanto houver sol”, da banda Titãs. Além do Setembro Colorido, haverá a instalação de mais cinco espaços temáticos: Setembro Amarelo, Azul, Verde, Vermelho e Dourado.

O Setembro Colorido será o primeiro evento do CEEP Isaias Alves, dentro do perfil de Escola-Fábrica do Espetáculo, que a instituição de ensino assume agora e que possui a curadoria da escritora Van Amorim e da atriz Tânia Toko, que imortalizou a personagem Neuzão no filme O Paí Ó!, ao lado dos também baianos Lázaro Ramos, Lyu Arisson e Wagner Moura. O projeto tem ainda o apoio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da SEC/BA, conduzida por Ezequiel Westphal.

As escolas-fábricas são um projeto implementado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), que tem a premissa de potencializar a educação profissional e tecnológica a partir de uma formação omnilateral dos educandos e se opõe à dissociação das funções intelectuais e técnicas, considerando parte do trabalho como princípio educativo, potencializando e contextualizando o fazer pelo saber.

Ao todo, são 27 escolas-fábricas em funcionamento no Estado da Bahia, a exemplo de Escola-Fábrica do Chocolate, Couro, Pesca, Construção Civil, Gastronomia, entre outras. O CEEP Isaías Alves, atualmente gerido pela professora Maribel Costa Silva, foi escolhido para sediar a Escola-Fábrica do Espetáculo em Salvador, por possuir cursos dentro do eixo de produção cultural (teatro, áudio e vídeo, artes visuais, conservação e restauro) e estar localizado no Barbalho, bairro boêmio circundado pelos culturalmente efervescentes bairros do Santo Antônio e Pelourinho.

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, atualmente sob o comando de Adélia Pinheiro, busca, por meio da Escola-Fábrica do Espetáculo, garantir espaços para o fomento das artes em todas as suas dimensões e atender ao desejo do atual governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, de promover uma educação transformadora, formadora de cidadãos críticos e sensíveis às demandas sociais. Neste contexto, a arte é uma mola propulsora.

PROGRAMAÇÃO:

ESPAÇO SETEMBRO AMARELO:

  • 10/09 – Dia Internacional de Conscientização e Prevenção ao Suicídio.

ESPAÇO SETEMBRO AZUL:

  • 21/09 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
  • 23/09 – Dia Internacional da Língua Sinais.
  • 26/09 – Dia Nacional do Surdo.
  • 30/09 – Dia Internacional do Profissional TILSP (Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Português)

ESPAÇO SETEMBRO VERMELHO:

Conscientização, prevenção e diagnóstico de doenças do coração humano e dos pets.

  • 29/09 – Dia Internacional do Coração e da Saúde dos Pets
  • 09/09 – Dia Nacional do Médico Veterinário.

ESPAÇO SETEMBRO VERDE:

Conscientização de doações de órgãos, prevenção ao câncer de intestino, inclusão social e acessibilidade.

  • 21/09 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

ESPAÇO SETEMBRO COLORIDO:

Conscientização, respeito e combate a LGBTfobia.

Mês da Diversidade na Bahia.

ESPAÇO SETEMBRO DOURADO:

Conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer infanto-juvenil. Uma campanha mundial para alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade.

Confira a programação em tempo real AQUI.

Além destes espaçosos temáticos, o CEEP Isaias Alves promoverá atividades lúdicas e a oficina de modelo comercial que realizará o desfile “Belezas Coloridas”, no dia 29/09, produzido pela agência Model Club (@modelclubagency) e por sua CEO Mônica Mota (@monicamotaoficial). Este desfile foi pensado para ser mais uma ação para elevar a autoestima dos estudantes e celebrar a vida. Neste evento – quem sabe? – futuros nomes da moda serão revelados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *