Publicado pelo site Dois Terços, em 1º de dezembro de 2015.
Em comemoração ao 1° de Dezembro, dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids – UNAIDS, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a Fundação Pedro Calmon e as organizações da sociedade civil locais promoverão uma semana de mobilização. A programação contará com atividades de orientações e testagem para HIV/AIDS, principalmente em duas bibliotecas públicas da cidade.
O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento, além de demonstrar o esforço mundial para a conscientização e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV.
Neste ano, o tema da campanha é Zero Discriminação, “já que o preconceito e a ignorância são uma das principais barreiras para o controle da epidemia e afasta as chamadas populações mais vulneráveis dos serviços de saúde”, destaca Javier Angonoa, consultor de UNAIDS na Bahia. O foco das atividades são os jovens, já que em Salvador e Região Metropolitana o numero de jovens infectados vem aumentando nos últimos anos.
Angonoa também reforçou “a importância que atividades deste tipo se realizem em Salvador, que é uma das capitais que assinou o Compromisso de Paris há exatamente um ano, comprometendo-se com as metas da UNAIDS para acelerar a resposta rumo o fim da epidemia em 2030”.
Confira a programação abaixo:
•••
CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÁGINA DO CLIPPING LGBT NO FACEBOOK.