13 de setembro de 2024
http://s2.glbimg.com/ILMmgBhAeGXiVqds7_N1TBPPmmg=/602x400/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/06/12/fullsizerender_1.jpg

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ao lamentar o massacre na boate gay Pulse, em Orlando (Foto: reprodução)

“Não importa a raça, religião ou orientação sexual. É um ataque contra todos nós”, diz o presidente dos Estados Unidos, sobre o massacre na boate gay Pulse

Marcelo Moura
Publicado pela revista Época, em 12 de junho de 2016

http://s2.glbimg.com/ILMmgBhAeGXiVqds7_N1TBPPmmg=/602x400/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/06/12/fullsizerender_1.jpg
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ao lamentar o massacre na boate gay Pulse, em Orlando (Foto: reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disse que o massacre na boate gay Pulse, em Orlando, é um dia especialmente triste na luta por direitos civis. Foi o maior atentado contra o país desde o 11 de setembro, em 2001. Eis alguns trechos de seu discurso na Casa Branca:

“Hoje, sofremos o brutal assassinato – o horrível massacre – de dezenas de pessoas inocentes. Nós oramos pelas famílias deles, que estão de coração partido buscando respostas. Apesar de estarmos ainda no início da investigação, nós sabemos o bastante para dizer que foi um ato de terror e um ato de ódio.

O FBI está no local e liderando a investigação, em parceria com a polícia local. Determinei que todos os recursos do Governo Federal ficarão disponíveis para essa investigação. Ainda estamos conhecendo os fatos. É uma investigação em aberto. Não chegamos a julgamentos definitivos sobre a motivação precisa do assassino. O FBI está investigando como um ato de terrorismo. Determinei que não devemos poupar esforços para determinar qual – se alguma – inspiração ou ajuda esse assassino pode ter tido de grupos terroristas. O que está claro é que ele era uma pessoa recheada de ódio. Nos próximos dias, descobriremos por que e como isso aconteceu, e iremos aonde as informações nos levarem.

É um dia especialmente triste para todos os nossos amigos – nossos companheiros americanos – que são lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros. O atirador mirou em uma casa noturna onde pessoas se reúnem para estar entre amigos, para dançar e cantar, e para viver. O lugar onde foram atacados é mais que uma casa noturna – é um lugar de solidariedade e empoderamento onde pessoas se reúnem para se informar, se expressar e lutar por seus direitos civis.

Esse é um lembrete de que um ataque contra qualquer americano – não importa a raça, etnia, religião ou orientação sexual – é um ataque contra todos nós.”

A seguir, o vídeo do discurso:

•••

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÁGINA DO CLIPPING LGBT NO FACEBOOK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *