9 de outubro de 2024
http://lacallerevista.com/wp-content/uploads/2012/03/violencia-300x169.jpg

(Imagem: La Calle)

Projeto está em análise na Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Karla Alessandra
Publicado pela Câmara dos Deputados, em 10 de março de 2016

http://lacallerevista.com/wp-content/uploads/2012/03/violencia-300x169.jpg
(Imagem: La Calle)

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara está analisando proposta (PL8032/14) que estende o alcance da Lei Maria da Penha para os transexuais e transgêneros que se identifiquem como mulheres.

Transexual é a pessoa que nasce biologicamente com determinado sexo, mas se vê pertencente a outro e cogita fazer tratamentos hormonais e cirurgia para mudar o corpo físico. Já os transgêneros são identificados em diversos grupos, entre eles os travestis.

A Lei Maria da Penha foi aprovada em 2006 e determina que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, devendo ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.

A autora da proposta, deputada Jandira Feghali, do PC do B do Rio de Janeiro, afirmou que a Lei Maria da Penha já dá essa cobertura, mas, muitas vezes, as interpretações dos juízes não são favoráveis.

“A explicitação protege todos aqueles e aquelas que têm identidade feminina – sejam transexuais ou transgênero –, estejam inseridos igual às mulheres na proteção da Lei Maria da Penha. Então, isso, obviamente, é fundamental que seja feito, o nível de preconceito é muito alto e o risco de elas ficarem completamente sem proteção num momento de violência doméstica e familiar.”

A proposta que inclui transexuais e transgêneros na proteção da Lei Maria da Penha ainda vai ser analisada pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça.

•••

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÁGINA DO CLIPPING LGBT NO FACEBOOK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *