4 de março de 2024

Publicado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em 31/08/2023

Como parte das ações da Semana da Diversidade, promovida pelo Governo da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), irá realizar a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto, voltada ao público LGBTQIAPN+, nos dias 4 e 5 de setembro, das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

Serão realizados atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais.

“Vamos estar engajados na semana da diversidade para atender às pessoas LGBTQIAPN+ fazendo com que elas sejam cuidadas e efetivadas como cidadãos. Vamos cuidar da saúde do homem trans, da mulher trans, do não-binário, do homossexual, do gay, da lésbica, entre outros”, explica o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

A Feira da Diversidade tem como foco garantir o acesso à saúde da população LGBTQIAPN+, que, no cotidiano, enfrenta muitas barreiras para acessar esses serviços por conta das estigmatizações, preconceito e falta de preparo específico. No campus de Ondina, a população LGBTQIAPN+ terá um atendimento respeitando a diversidade de gênero e sexualidade e, a partir disso, um manejo clínico adequado em diversas frentes.

“Vamos estar ofertando serviços de cidadania para emissão de documentos, inclusive para quem tem necessidade de fazer a 2ª via da carteira de identidade depois da troca pelo nome social e não tem condições de pagar”, afirma Gomes.

As pessoas atendidas na edição especial da Feira Saúde Mais Perto ainda receberão encaminhamentos pra rede estadual a partir das necessidades identificadas. O evento contará também com um palco com apresentações culturais com drag queens, para o público presente.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

No local, estará estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde será ofertada emissão de RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), além de atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A Feira da Diversidade será a 19º edição da Feira Saúde Mais Perto em 2023. Mais de 220 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *