22 de junho de 2025

Mais que um chatbot, Synô responde a dúvidas de maneira rápida, eficiente e personalizada.

Publicado pela Agência de Notícias da Aids, em 22/001/2025

A saúde no Brasil ganhou um reforço significativo com o lançamento da Synô Mília, um chatbot inovador no WhatsApp, desenvolvido pelo Instituto Multiverso. A iniciativa é fruto da visão de João Geraldo Netto, estrategista em marketing digital e criador do personagem Super Indetectável no YouTube.

Completando 16 anos desde que iniciou debates públicos sobre viver com HIV, João apresenta a Synô como um marco em sua trajetória. A ferramenta combina inteligência artificial com uma abordagem humanizada para tratar de temas como sexualidade, HIV/aids, saúde mental e redução de danos no chemsex, reafirmando seu papel como pioneiro na promoção da saúde.

O Instituto Multiverso foi fundado há três anos por João, Fabi Mesquita, Pierre Freitaz e Vinicius Borges, com o apoio de Adriana Bertini, se destacando na promoção de direitos humanos e cidadania por meio de iniciativas que integram ciência, cultura, tecnologia e autocuidado. A Synô se soma a essas estratégias, oferecendo uma plataforma que também atende às necessidades de populações vulnerabilizadas, com foco na comunidade LGBT+. O nome “Synô”, derivado do grego “synomilía”, que significa “conversa”, reflete sua proposta: estabelecer um diálogo aberto, acolhedor e acessível, especialmente sobre temas sensíveis.

Synô é mais do que um chatbot. Programada com inteligência artificial de ponta, a ferramenta responde a dúvidas de maneira rápida, eficiente e personalizada, criando um ambiente de acolhimento para os usuários. Com recursos que incluem a explicação de conceitos como “Indetectável = ZERO transmissão”, informações sobre PrEP e PEP e orientações sobre práticas seguras no chemsex, Synô atua como uma aliada na disseminação de conhecimento e na desmistificação de estigmas associados à saúde sexual, saúde mental e ao HIV/aids.

A integração da Synô ao ecossistema digital do Instituto Multiverso — que já inclui canais no YouTube, perfis em redes sociais e grupos de apoio no WhatsApp e Facebook — amplia seu alcance. Além de responder perguntas, a ferramenta conecta os usuários a redes de apoio comunitárias, promovendo troca de experiências e suporte emocional. Tudo isso é feito com segurança e privacidade, garantindo que os dados compartilhados estejam protegidos conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

João Geraldo Netto, que vive com HIV desde 2003, traz para a Synô sua experiência pessoal e profissional, reforçando o compromisso com uma comunicação inclusiva e baseada em fatos. A trajetória de João como mobilizador social e estrategista de marketing é essencial, mas a equipe interdisciplinar do Instituto, colabora para expandir o impacto da Synô e de outras iniciativas voltadas à saúde e cidadania.

A Synô é um marco na saúde digital brasileira, combinando inovação tecnológica e empatia em uma plataforma que promove gratuitamente bem-estar, conhecimento e inclusão.

Para falar com a Synô, basta enviar um “oi” para +55 (62) 9 8111-8873 ou clicar no link https://wa.me/5562981118873.

Clipping LGBT+ no Instagram
Clipping LGBT+ no Threads
Clipping LGBT+ no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *