Projeto oferece orientação gratuita e online a pais LGBTQIA+

O projeto “Parentalidades Plurais” propõe um espaço aberto para a discussão de conceitos de parentalidade, adoção, laços sociais e outros temas

Por Deivid Pazatto
Publicado no site gay.blog.br, em 18 de janeiro de 2022

A partir da próxima quinta-feira (20), a Clínica de Reprodução Assistida VidaBemVinda (VBV) realizará o projeto “Parentalidades Plurais”. Coordenado pela psicóloga clínica e especialista em sexualidade, Juliana Tfauni, e pelo psicólogo clínico, integrante da comissão LGBTQIA+ do Conselho Regional de Psicologia do DF e pesquisador em gênero e infância, Ernesto Nunes, o objetivo do grupo é oferecer assistência gratuita a pessoas LGBTQIA+ no caminho para a construção de suas parentalidades.

Os encontros do projeto devem acontecer de modo online, de 15 em 15 dias, todas às quintas-feiras. O grupo se propõe a ser um espaço aberto para a discussão de conceitos de parentalidade, tanto a partir do paradigma de adoção, que envolve a lógica dos laços sociais, quanto a partir de constituições familiares descoladas da cis-heteronormatividade, destino genético e biológico.

O projeto também visa informar sobre outras temáticas relacionadas às parentalidades plurais, como questões legais para registro de crianças de casais LGBTQIA+, procedimentos para ovodoação e ovorecepção, orientações para escolha do material genético utilizado no processo, implicações psicológicas da RHA (Reprodução Humana Assistida) nos casais tentantes etc.

“Sabemos que o processo de construção da parentalidade, quando não se tem uma rede de apoio, é um fator de risco para desfechos desfavoráveis para a saúde mental. Então quando a gente trabalha com profilaxia – que aborda iniciativas preventivas, promovemos saúde mental e atuamos ativamente para que esses resultados sejam mais favoráveis”, diz a psicóloga e idealizadora do projeto, Juliana Tfauni.

“E como a gente sabe que a população LGBTQIA+ é ainda mais exposta a situações de violência na assistência, pensamos que ter um espaço seguro pode favorecer um trabalho mais acolhedor. Estamos promovendo saúde e atuando para que essas formações de família sejam cuidadas”, complementa Juliana.

As inscrições para participação no grupo “Parentalidades Plurais” podem ser feitas através do e-mail agenda@vidabemvinda.com.br. No momento da inscrição, os organizadores salientam que é importante incluir o nome do grupo no assunto do e-mail. O primeiro encontro acontece na próxima quinta-feira (20), às 18h, pelo Zoom.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.