Movimento social realiza Feijoada Pink em Salvador

O Movimento Unificado das Paradas LGBTIQ da Bahia (MUB-LGBTIQ-BA) é uma entidade surgida a partir da necessidade de proporcionar aos eventos de bairros – no caso específico, as paradas – um lastro de luta por direitos humanos e políticas públicas, aliado ao caráter festivo típico dessas comemorações. Seus membros pretendem registrar formalmente a entidade e, com esta finalidade, organizarão a “Feijoada Pink” para arrecadar verbas e reunir lideranças. O evento, que também terá show de Dion Santiago e artistas convidados, será realizado no dia 6 de agosto, a partir das 13h, no ginásio do Sindicato dos Bancários da Bahia, localizado na Ladeira dos Aflitos, 60, no Centro de Salvador. O ingresso custa R$15 e pode ser adquirido por meio dos telefones (71) 99209-6518 e 98635-5324. Na ocasião,  serão sorteados desconto de 70% para os cursos de Contabilidade e Administração de Empresas do Instituto de Ciências e Tecnologia da Bahia.

Sérgio Noronha, presidente do MUB, que hoje conta com 29 membros, destaca a importância da existência de uma entidade voltada à organização de paradas LGBTIQ. “Essa visão de festa, comum ao olhar da maioria das pessoas que vão às paradas, é louvável, pois lazer e diversão são direitos de todos. Porém, é preciso desfazer esse estigma de que nossas paradas são eventos sem cunho político. Utilizá-las como meio de luta por políticas públicas e fazer delas um manifesto social em prol do segmento LGBTIQ é algo que fundamenta o propósito do Movimento Unificado das Paradas LGBTIQ da Bahia”, afirma Noronha.

O MUB-LGBTIQ-BA surgiu a partir de reuniões promovidas por representantes de entidades organizadoras das paradas na Capital baiana e realizadas no Comitê LGBT de Salvador, instância criada dentro da estrutura da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR). Na ocasião das primeiras reuniões, a coordenadora do Núcleo LGBT da SEMUR, Zu Mota Paim, prontificou-se a dar atenção ao grupo e teve imediato apoio da titular daquela Secretaria, Ivete Sacramento. Desde então, a entidade tem crescido e se fortalecido, com significativas conquistas nos últimos dois anos, a exemplo da isenção das taxas municipais para realização das paradas em Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *