5º DIGO está com inscrições abertas

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) está com as inscrições abertas até o dia 15 de abril, que podem ser realizadas gratuitamente, por meio do site digofestival.com.br. Serão aceitos curtas metragens e longas metragens realizados a partir de 2018 com a temática LGBTI+ (lésbicas, gays, bisexuais, transgêneros, intersexuais e mais representações de gênero). Neste ano, o festival vai ocorrer entre os dias 18 e 24 de junho, no Cinema Lumière do Banana Shopping. O projeto conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

O DIGO tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público para o respeito aos direitos humanos, voltado especialmente para a inclusão de gênero. O evento é pioneiro no centro-oeste brasileiro e, mesmo com todas as adversidades, segue para a 5ª edição de peito aberto contra o preconceito e qualquer tipo de repressão. Mais de mil filmes de todo o mundo são esperados pela organização do festival esse ano. Eles passarão por análise do júri técnico e, no mês de junho, o público conhecerá  os selecionados para as Mostras Competitivas.

Os filmes selecionados concorrerão em categorias como “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Curta Internacional”, “Melhor Longa Nacional”,  “Melhor Curta Nacional”, “Melhor Curta Goiano”, “Melhor Curta Escolhido pelo Público”, “Melhor roteiro”,  “Melhor Atuação” e “Melhor Diretor”. Há ainda o Troféu Christian Petermann (para o filme destaque) e a Menção Especial (podendo ou não ser determinada pelo júri). Além do troféu DIGO, os vencedores do “Melhor Curta Nacional” e do “Centro-oeste” ganharão bolsas de estudo de produção audiovisual na Academia Internacional de Cinema.

As inscrições pelo site do festival são gratuitas. É importante que o produtor leia o regulamento antes, para saber, dentre outras informações, que o tema central do filme precisa abordar o universo LGBTI+. Os curtas precisam ter o tempo de até 25 minutos, incluindo os créditos. A realização do filme deve ser a partir de 2018 e não pode ter sido disponibilizado na internet. Dúvidas? Envie um e-mail para digo@digofestival.com.br.

Segundo o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, durante essas últimas quatro edições do festival, o maior aprendizado foi identificar o quanto ele promoveu a conscientização não só do público LGBTI+ e sim de uma camada muito mais ampla da sociedade. “DIGO é um símbolo de luta contra a repressão e o preconceito. Ele mostra que é possível ocuparmos o nosso espaço no cinema, como cidadãos e produtores que somos. Muitas vezes, as pessoas esquecem de que temos o direito de ocupar os espaços da sociedade e também de discutir assuntos pertinentes a diversidade”, complementa.

A conscientização do público sobre a temática LGBTI+ é realizada por meio das mostras de filmes, mas também pelas mesas de debates, com entrada franca. Cristiano Sousa enfatiza: “DIGO é um projeto vivo, que muda a vida das pessoas. Tanto dos organizadores, quanto de quem participa”. Portanto, não perca! Serão sete dias de programação intensa que envolverá intervenções artísticas, exibição de filmes, debates e engajamento para obtermos uma sociedade mais igualitária e harmoniosa.

SERVIÇO:

5º DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
Inscrições: até o dia 15 de abril;
Onde fazer: digofestival.com.br;
Mais informações: digo@digofestival.com.br;
Inscrições são gratuitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *